segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aula 26 - Os Trabalhos na Galiléia - 05/10/11)


O mundo tem chamado a Jerusalém, a cidade Santa, equivocadamente, esse nome deveria dar-se na verdade as cidades costeiras do “Mar da Galiléia” onde foi o Mestre divino tão intensamente amado, e também melhor compreendido .
Toda Margem ocidental do “Mar da Galiléia, foi o primeiro cenário do grande Mestre, que passou ali uma grande parte de sua vida.

Mas antes de falarmos do Mestre vamos conhecer um pouco a Galiléia

A Galiléia ficava na região norte da Palestina.

Existia a Alta e a Baixa Galiléia, na alta ficavam os montes mais conhecidos Carmelo, Tabor, Gelbos.
Na baixa separada pelo lago, estende-se a famosa e fértil planície de Esdras.

O clima da Galiléia era saudável embora bastante frio no inverno.
Era uma nação praticamente independente sob o reinado de Herodes Antipas, mas que estava subordinado as ordem de Publio Lentulus pró-consul da Galiléia.

Era habitada por uma população muito heterogênea,
Árabes, Sírios, Fenícios, Babilônicos.

O sinédrio zombava da devoção ingênua do povo  riam-se de sua simplicidade, e nesse ponto mostravan-se mais evoluídos pois não faziam sacrifício de animais, e essas virtudes eram consideradas próprias de um povo atrasado, e quando surgiu a hipótese do Messias vir da Galiléia os Judeus cuspiam no chão e diziam nada de bom pode vir da Galiléia.

PROFETA IZAIAS Disse que a Galiléia seria bafejada pela luz do SENHOR

O LAGO de Genezaré cujas grande dimensões permitia que fosse chamado “mar da Galiléia”, apesar dos protestos de Herodes que empenhava em chamá-lo de TIBERÍADES  em adulação a Tibério Cezar.
E em determinadas épocas do ano o lago era ponto de encontro dos convidados de Herodes, em tais épocas o lago deixava de ser tranqüilo cenário de pescadores ( que eram retirados ) para transformar-se num espelho encantado de Herodes, belas embarcações que cruzavam o  lago  todo iluminado por tochas ( onde uma grande orgia se iniciava ).

AS CIDADES PRINCIPAIS DA GALILÉIA ERAM:

TIBÉRIAS- Cidade edificada por Herodes em homenagem a Tibério Cezar , chamada a cidade dourada.

NAZARÉ- Onde viveu Jesus ( 3000 habitantes )

SÉFORIS- Considerada Capital da Província.

TOLEIMADA- O mais importante porto da Galiléia.

CAFARNAUM- Ficava a beira do lago, o mais importante Porto de pesca  ( centro comercial ) .

BETSÁIDA- Povo tranqüilo e hospitaleiro, onde a maioria de seus habitantes eram essênios

MAGDALA- Cidade onde vivia Maria de Magdala, mulher de 24 anos rica, dona de uma grande fábrica de perfume, injustamente chamada de prostituta, como era rica e órfã tinha uma vida livre, dava muitas festas, uma pessoa na verdade fútil e por se vestir a moda Grega ( com saias pregueadas curtas ) levava uma fama injusta.

CANÁ –  Primeiro milagre de Jesus Público          ( transforma água em vinho ) .

E foi justamente ai na Galiléia que Jesus trabalhou curou enfermos ensinou a fraternidade entre os homens consolou os aflitos, e pregou o amor, sempre acompanhado de seus discípulos.
A sua voz penetrava no coração dos sofredores ele não falava de nenhuma religião  mas suas palavras tocavam o coração de todos, a essência de suas palavras provocava alegria suave e consoladora, e o mais importante motivava a todos a uma mudança interior ( reforma íntima ) ( parábolas ).

Vamos conhecer um dos muito sermões grandiosos de Jesus:

“Se conhecêsseis o Pai como eu o conheço, havereis de amá-lo sem esforço algum disse com amor a com uma emoção profunda.
Se cada vez que surge o sol levantásseis o vosso pensamento ao Pai para confiar tudo que tens a ele, todas as suas misérias todas as dores, credes que todos seriam felizes, pois o vosso pensamento unido ao Pai Celestial atrairia sobre vossas vidas o bem que buscais na terra sem encontrá-los jamais.
“Porem tomais sempre um caminho errado que vos leva para as trevas e para a dor.
“Agora confias em mim porque me vedes com o corpo de carne e porque fica marcada a areia com minhas pegadas.
Nosso Pai Celestial vos fala mais alto e as suas pegadas eternas foram marcadas em tudo quanto existe no universo.
Quando o sol estende o seu resplendor que a tudo vigora não pensais no Pai que vos beija com a sua luz Divina e se infiltra no vosso sangue no vosso corpo e em toda a vossa vida?

 E também  os grande milagres, começaram a atrair a atenção de uma multidão de sofredores que passaram a acompanhá-lo por todo lado na esperança de um alívio para suas dores.

E entre a multidão chegava também àqueles que desconfiavam do jovem Profeta, os Fariseus e os Rabis.

E todos tanto os sofredores quanto os curiosos testemunhavam o poder Divino, e muitas Lendas foram levantadas a respeito do poder daquele homem que tinha um poder sobrenatural que controlava até as forças da natureza .


JESUS ANDA SOBRE AS AGUAS.
“Jesus manda seus discípulos entrar no barco e seguir para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.
Assim anoiteceu e o barco já estava a muitos metros de distância pois o vento estava forte.
E durante a noite foi Jesus até eles, andando sob o mar.
Os discípulos porem ao vê-lo andando sobre o mar assustaram-se .
Jesus porém logo falou, sou eu , não temais.
Respondeu-lhe Pedro Sr. És tu.
Jesus diz : Vem Pedro , descendo do barco foi até Jesus , mas sentindo o vento teve medo e começou a afundar e clamou: Jesus vem me ajudar.
Imediatamente Jesus estendeu a mão e disse: Homem de pouca fé, porque duvidaste?


E Assim estendeu-se o rumor que o filho do Artesão José e de Maria era um grande profeta, que curava todas as enfermidades e o nome dos enfermos curados corriam de boca em boca e nada poderia desmentir pois eles eram prova viva de seus feitos.

SUA IGREJA ERA A NATUREZA pregava em cima de uma colina, onde o povo ia se acomodando á seus pés ( O sermão da montanha)  na margem de um lago sob uma pedra, ou como ele mais gostava da Proa de um barco de Pesca.
E  depois de terminada suas pregações estendia as mãos e dizia “Em nome de Deus criador digo: Sejam curados, e lavai com a água do arrependimento as chagas de vossas almas ide em paz, e milagrosamente todos ficavam curados e chorando jogavam as muletas, cadeiras camas , os que padeciam de chagas jogavam seus panos.
Os apóstolos assombrados com os milagres e com  a multidão enlouquecida, diziam: Que homem é esse?

  
SENADOR ROMANO – PUBLÍO LENTULUS

A filha do senador romano Publio Lentulos se encontrava gravemente doente .
Sua esposa uma mulher boa e carinhosa que havia tomado conhecimento da vida de Jesus e seus milagres através de sua escrava, lhe pede com o coração cheio de fé que atenue os rigores de sua posição de senador e procure este homem generoso e lhe peça que cure sua filha.
O Senador ouviu-a apreensivo e incerto exclamando afinal.
_ Pois bem eu irei, mas só pela angustia que carrego na alma  me faz ir contra minhas convicções .
Mas irei sozinho a cidade ao entardecer para não ser visto por ninguém e procurarei pelo profeta sem me comprometer, para não descer da minha dignidade social, e só vou falar com ele se encontrar uma condição favorável.
Muito bem disse a esposa estarei esperando e guardo em minha alma a certeza e a fé que minha filha será curada, ficarei rezando.
Publio notou que a esposa estava estranha e a considerou fraca e tola demais.
O dia entardeceu e ele saiu a procura do profeta disfarçando para que aparentasse apenas uma passeio comum, mas entre os seus pensamentos estava um que lhe dizia ser um absurdo um homem como ele um senador a procura  daquele simples carpinteiro.
O senador sentiu o coração confuso e resolve sentar em um banco de pedra para pensar melhor de onde avistava o lago Genesaré .
Foi neste instante ouviu passos brandos.
Diante de seus olhos para uma pessoa inconfundível, trata-se de um homem ainda moço, que deixava transparecer nos olhos, profundamente misericordiosos, uma beleza suave e inconfundível , longos cabelos sedosos molduravam o semblante, como se fossem fios castanhos levemente dourados por uma luz desconhecida, sorriso divino, revelando ao mesmo tempo bondade imensa e singular energia, irradiava de sua figura majestosa uma fascinação irresistível .
Publio Lentulus não teve dificuldade em identificar aquela criatura impressionante, mas seu coração experimentava sentimentos até agora ignorados e sem se dar conta do porque lágrimas rolaram de seus olhos e raras vezes havia chorado e forças misteriosas e invencíveis fê-lo ajoelhar-se na relva.
Desejava falar mas tinha o peito sufocado, foi quando num gesto de bondade o meigo Jesus caminhou até ele e pousando carinhosamente a mão em sua testa exclamou em linguagem encantadora de coração para coração.
-          Senador porque me procuras?

Nenhuma resposta obteve.

-          Deveria Ter me procurado publicamente e na hora mais clara do dia, para que pudesses adquirir de uma só vez e para toda a vida, a lição sublime da fé e da humildade..., mas mesmo assim eu venho em busca de teu coração amargurado!

Publio nada pode exprimir, além das suas lágrimas, apenas pensava na filhinha, mas o profeta continuou:

-Sim não venho buscar o homem de estado orgulho , que só através de muito sofrimento pode se encaminhar até o Pai, mas meu amigo não é o teu sofrimento que salva tua filhinha leprosa, pois ainda tens o coração endurecido e egoísta, é sim pela fé de tua esposa, pois basta um sentimento de fé sincero para movimentar energias poderosas.
Comovido o senador nada falava, lidava com emoções desconhecidas em seu coração.
-          Este é um momento na sua vida senador que tens a chance de mudar interiormente, ou ainda amargar o sofrimento por alguns milênios.
Mas ninguém pode agir contra a tua própria consciência, se quiseres desprezar esse minuto.

Publio olhou para aquele homem e pensou, quem é esse homem para falar de humildade a um senador Romano?.
Jesus lendo seus pensamentos disse:

-          Todos os poderes do teu império são fracos e todas as tuas riquezas são ilusões, que um dia deixarão de existir para transformar-se em cinzas, pois a única coisa que sobrevive é o amor entre os homens, agora volta a teu lar consciente de tuas responsabilidades, se ao voltar encontrar sua filhinha curada, representa um dever que deves cumprir para com nosso Deus.

O Senador quis falar mas não tinha palavras e não conseguia conter as lágrimas e ficou apenas olhando Jesus que se retirava.
Ficou ali durante um longo tempo refletindo, deveria ele então abandonar tudo, para se tornar um homem humilde?
Mergulhado nesses pensamento foi caminhando até sua casa abriu aporta lentamente e encontrou a sua filha completamente curada nos braços da mãe, seus olhos não podiam acreditar no que estavam vendo seu coração estava radiante e feliz mas imensamente confuso.

Sua esposa então contou que em dado momento sua filha disse ter a impressão que uma mão posava sobre a sua cabeça sentiu então uma energia poderosa vitalizar o seu corpo e então as dores  a febre e as feridas sumiram.

A mãe feliz continuou falando: Desde que você saiu eu e minha escrava ficamos orando implorando ao profeta que curasse nossa filha.

Publio notando a intimidade da esposa com a escrava se desagradou e saiu contrariado do quarto sem nada contar sobre o encontro com Jesus.
E Publio Lentulus resolve encarar tudo aquilo como um sonho, continuou sua vida como sempre procurando não pensar no incidente.
(vamos conhecer um pouco dessa história no livro Há Dois mil Anos) 

O MESTRE EM NAZARETH CURA ELEAZAR.

Era Sábado e Jesus foi avisado que um ilustre Rabi Fariseu faria um discurso na sinagoga e Jesus desejava escutá-lo, chamava-se Eleasar, era leproso mas escondia isso de todos com cremes pomadas e drogas, o único que sabia de seu mal era um feiticeiro que tentava curá-lo sem sucesso.
O seu medo era grande pois a lei Judaica expulsava os leprosos da cidade.
Mas perante todos ele parecia um homem normal dava instruções religiosa ao povo.
Os galileus o admiravam era um homem inteligente conhecedor das letras, e um grande orador.
Jesus desconhecia todas essas coisas apenas sabia que um ilustre fariseu iria falar na sinagoga, e assim Jesus comparece para o grande evento.
O tema era “A fiel obediência a Lei”
Graças a clarividência de Jesus em poucos momentos ele percebeu tudo quanto havia no corpo e na alma de Eleazar, além da enfermidade Jesus percebe que aquele homem tem um coração mal duro é interesseiro falso, tudo isso encoberto sob o verniz de sua santidade.
O orador falou das leis das proibições do velho testamento condenando com frases terríveis a todos que não seguiam rigorosamente a lei, entre elas estava a proibição de não trabalhar aos sábados nem mesmo enterrar  enterrar seus mortos.
Terminou dizendo que todas as transgressões ali mencionadas poderiam ser perdoadas por Deus se o pecador comparecesse ao templo com uma oferenda, e deveria ser escolhido os melhores animais para o sacrifício, e assim o terrível discurso terminou, e um silêncio de morte se fez.
Jesus atento não perdeu uma palavra ou o menor detalhe e percebeu o rosto angustiado daquele povo que ouvia a tudo.
Jesus então pede para fazer uma pergunta.
“Falaste sobre o jejum é preciso pensar que na mesa do pobre tem alimentos só em poucos dias e se lhe chegarem o alimento em dia de jejum ele deverá passar outro dia  sem comer?
E se um profeta de Deus encontra em dia de Sábado um leproso deverá deixá-lo sem cura tendo o poder para fazê-lo”
Os olhos do Mestre fixaram lá no fundo os olhos de Eleazar .

Eleazar levanta-se indignado e diz –Como ousa discordar de um Dr. da lei?

Jesus responde estou apenas perguntando e você não me respondeu.

“Seria permitido curar no sábado”

Eleazar responde: - Concordo que a lei é muito severa para com os leprosos se és um profeta que tem o poder de curar a lepra tende piedade dos leprosos e curai-os ainda que seja dia de sábado.

Muito bem disse Jesus neste dia de Sábado na sinagoga de Nazaré curo em nome de Deus a lepra que tens no teu corpo.
Eleazar cai sentado na cadeira e treme sem parar.
Quando voltou a si Jesus disse, não gostaria agora de continuar o seu sermão ?

E Eleazar ocupando novamente a cátedra falou de uma maneira que espantou a todos, falava sobre a misericórdia para com todos os desamparados as viuvas as crianças , uma força oculta o obrigava a falar dessa maneira, e enquanto falava lágrimas quentes desciam pela sua face.
E termina dizendo que o profeta Nazareno havia curado sua lepra mais  acima de tudo o havia curado da cegueira espiritual e do orgulho.
Desce da cátedra abraça Jesus e chora como criança e diz: - Curaste a lepra de meu corpo e também minha alma que posso fazer por ti?

- Falar ao povo sempre como acabas de fazer respondeu o Mestre.

  
MARIA DE MAGDÁLA

Certo dia Jesus estava com seus discípulos em um barco quando recebeu carregamento de frutas e comidas de Maria de Magdala e ela pedia que fossem entregues aos necessitados.
Mas o empregado de Maria pede para falar com Jesus e diz:- Mestre tenha piedade de minha Senhora que não está nada bem.
-          Porque chora? Por acaso ela não possui tudo para ser feliz é rica e bela.

O empregado responde-lhe : - Falta-lhe paz no coração
Demostrando que amava muito sua senhora.

-          Sabes porque falta-lhe paz no coração?
-          Luta entre o novo amor que nasceu dentro dela e as normas de vida que levava até agora dizem que ela está louca.
-          Mas porque dizem que sua ama está louca?
-          Senhor minha ama mandou abrir um fosso para enterrar todas as estatuas dos Deuses Gregos como também seus trajes, e se vestiu como uma mulher da terra  e todos pensam que foi o Mestre que a deixou assim.

Jesus foi até a casa de Maria que estava vestida a moda Galiléia, ela quis ajoelhar-se mas o Mestre não permitiu e disse : - Maria levaste 24 anos para encontrar teu caminho e agora procura enchelos de espinhos?

-          Porque dizes isso Senhor?

“Para amar a Deus não precisa mudar suas roupas, julgas necessário enterrar num fosso obras de arte?
Se a nossa alma é pura como o cristal de uma fonte, na qual se espelham as estrelas não veremos mal nas coisas inanimadas mas nas ações pecaminosas dos homens.
O Deus criador não repara nas estátuas do teu jardim mas sim nos sentimentos do teu coração, não repara se te vestes a moda grega ou Galiléia apenas procura amor em teu coração, compreende mulher como deve compreender e sentir Deus?
Manda esses trabalhadores que estão abrindo o fosso pararem esse serviço e manda-os cortarem as arvores secas do bosque transformando-as em lenha para as cabanas onde muitos necessitados passam frio.
Manda cultivar trigo em seus campos que matará a fome de muitos necessitados.
Não perca tempo destruindo as estruturas de mármore que não fazem mal a ninguém pois malícia está no coração impuro dos homens egoístas que buscam o bem e o mal nas coisas mortas.
  
  
BETSAM    ( Essênios )


Em nenhuma parte Jesus encontrou tanta ajuda mútua como nesta aldeia, o modo generoso e leal que se ajudavam para tornar a vida mais suave .
Tantas vezes o mestre mencionou como exemplo em seus ensinamentos a aldeia de Betsam, onde seus abitantes eram na maioria essenios.


REFLEXÃO SOBRE ESSA AULA: 

Em muitos acontecimentos como esses se passaram na Galiléia, acontecimentos que maravilharam os homens daquela época, e que hoje mesmo que seja tardiamente ecoa em nossos corações.
Palavras que ele disse ficam guardadas em nossa mente e nos momentos de aflição elas nos consolam, palavras como essas:

“Vinde a mim vós que se achardes fatigados com os fardos que não podem carregar, e com as angustias que vos tornam a vida impossível vinde a mim com as vossas dores e com os vossos desesperos, que eu vos aliviarei!”

E se ele mesmo disse onde estiver um ou mais reunidos em meu nome lá eu estarei, então hoje como ele esteve um dia na galiléia, ele está entre nós, a Galiléia teve o privilégio de Ter seus caminhos pisados por seu pés de peregrino infatigável!

A grama os pequenos vales o lago o qual refletia sua figura ... tudo absolutamente tudo nessa região ficou impregnado com a sua presença, com a vibração divina da sua palavra, com a aura radiante que o envolvia, com a luz de seu olhar .
E com certeza os dias lá foram seus dias verdadeiramente felizes!

Então pessoal nos preparemos para esta grande tarefa, que não depende de crença ou raça para recebermos as graças, e a cura para nossos males; está em auxiliar o nosso próximo, aproveitemos os exemplos de simplicidade, doçura e humildade do nosso Mestre.

Que a Luz de Jesus esteja no coração de todos!

Até quarta! 

Claudia Santos 
03/10/11






Nenhum comentário:

Postar um comentário