quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FRATERNIDADE DOS ESSÊNIOS


Essen era filho de um casal de judeus, escravizados aos egípcios, na aldeia de Goshen. Nasceu quando vigorava a pena de morte para todo recém-nascido do sexo masculino. Vivera até os 13 anos escondido nas cavernas, só saindo à noite, quando os guardas dormiam.
Quando Moisés libertou seus compatriotas, Essen viu pela primeira vez a luz do sol e na sua mente de menino passou a ver no missionário a expressão não só de liberdade, mas também da luz.
Impressionado com a autoridade e a fé do líder, procurava ocultamente observar todas as atitudes, principalmente a devoção e o respeito com que falava ao Deus invisível.
Ao ver Moisés envolto na nuvem brilhante, e, ao sair dela, toda a comunidade ouvir a voz que vinha do Alto, ditando os mandamentos da lei, o jovem adolescente prometeu a si mesmo que, quantas vidad tivesse, jamais desrespeitaria uma sequer daquelas advertências.
O grande legislador, que observava tudo e todos à sua volta, foi notando que aquele menino, cujos olhos o acompanhavam, estava se tornando um homem consciênte e obediente aos seus ensinamentos.
Chamou-o para conversar, a fim de prepará-lo para futuras tarefas, dizendo-lhe: “presta atenção, terás outras vidas até que a Terra receba o Messias. Nesta hora deverás estar com um grupo de companheiros devidamente preparados para, através do pensamento e da oração, dar apoio vibracional, convocando as pessoas, através do teu exemplo e da tua disciplina a seguir o Redentor. Observa bem, eu matei e mandei matar, porque era necessário conter a rebeldia de um povo. Tu, porém, vais assegurar a disciplina e o respeito com a força do teu amor e da tua fé. Formarás uma legião de colaboradores que, com esforço, procurarão facilitar a jornada messiânica. Depois, na esfera do espírito, continuarão incentivando as criaturas a reformular o pensamento e as ações, agindo em favor da coletividade, fiéis ao bem, a fim de caminharem todos juntos, confiantes e seguros, ao encontro do Criador.”
Na época em que o Cristo de Deus peregrinava por Jerusalém, vamos encontrar Essen como Hilarion de Monte Nebo, dirigindo ativamente o grupo de essênios, que, como terapeutas peregrinos, ajudava as pessoas a encontrar Jesus, para que, ouvindo suas palavras, encontrassem a cura para seus corpos e alegria para suas almas.
Em 1950, quando a Federação Espírita do Estado de São Paulo foi chamada por Ismael a cumprir sua tarefa educacional, a Fraternidade dos Essênios veio colaborar, inspirando o Comandante a organizar a Escola de Aprendizes, utilizando a disciplina essênica na reeducação das criaturas com o mesmo programa de então:
  • Primeiro Grau – Despertar no coração dos aprendizes o Amor ao Bem, através do estudo evangélico.
  • Segundo Grau – O aprendiz passa a servir, vivenciando que é só ajudando ao próximo, praticando a caridade, que se aproxima de Deus.
  • Terceiro Grau – O servidor passa a discípulo. Como tal, já sabe servir por si mesmo, oferecendo ao próximo não só os conhecimentos adquiridos, mas também sendo o irmão por excelência, dividindo sua paz e seu amor.
Ainda hoje estes mensageiros continuam a nos inspirar as lições de amor e paz, para que desenvolvamos, por nossa vez, o sentimento de Fraternidade, honrando os ensinamentos crísticos, para que no Terceiro Milenio possamos transformar a nossa terra no Coração do Mundo, na Pátria do Evangelho.
Notas:
  1. Na codificação espírita, Moisés, libertador do povo hebreu do cativeiro no Egito, é apresentado por Allan Kardec como o condutor do processo da Primeira Revelação, contida nos Dez Mandamentos.
  2. Hilarion de Monte Nebo é o autor espiritual do livro Harpas Eternas, no qual relata ter sido contemporâneo de Jesus.
  3. Os terapeutas peregrinos eram essênios que viajavam por toda a Palestina a levar e receber notícias que cooperassem com a missão do Messias, auxiliando os mais carentes de pão e saúde, com os conhecimentos obtidos nos templos da Fraternidade.
  4. Com a implantação do Cristianismo, a Fraternidade Essênia se juntou aos primeiros discípulos, deixando de existir no plano material, para subsistir apenas no Espaço.

Martha Gallego Thomaz, Histórias das Fraternidades – Fraternidade Assistencial Esperança

Um comentário:

  1. Este livro tem um relato sobre os essênios, mas mistifica a historia destes irmãos colocando a voz de Deus como se ela fosse ouvida por todos, assim ela deixou-me a pensar sobre sobre ouvir a voz de Deus como uma espécie de milagre, sem muita explicação, não sei se a sra. Martha Galego ainda está no mundo físico, mas sei que assim não for ela está no mundo espiritual, que me perdoe, mas falta mais explicações sobre Éssen, pois em nenhuma outra obra se vê algo sobre ele. Procurei bastante e nada achei.

    ResponderExcluir